5° ano-Turma 151- Profª Cilvani


TURMA-151                 PROFESSORA-CILVANI

1-ATIVIDADE DE PORTUGUÊS: CHAME A FAMÍLIA E COLOQUE PARA CANTAR E DANÇAR COM VOCÊ. CANTEM JUNTOS A CANÇÃO:


2-ATIVIDADE: LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO (NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO) E RESPONDA AS QUESTÕES, NO CADERNO DE PORTUGUÊS.
A) O QUE VOCÊ ACHOU DO TEXTO QUE ACABOU DE LER?

B) ANALISANDO AS DICAS DADAS, VOCÊ ACHA QUE SE ALIMENTA DE MANEIRA SAUDÁVEL? QUE ASPECTO PODERIA MELHORAR?
3-ATIVIDADE DE HISTÓRIA: FAÇA UMA PESQUISA DE COMO ERA A ALIMENTAÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS NA ÉPOCA QUE ELAS ERAM CRIANÇAS. HOJE EM DIA ESTÁ MAIS SAUDÁVEL OU MENOS SAUDÁVEL A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS? O QUE MUDOU?
4-ATIVIDADE DE GEOGRAFIA: O LIXO MISTURADO TORNA MAIS DIFÍCIL SUA COLETA, MUITAS VEZES VAI PARAR EM LUGARES INADEQUADOS E ISSO PREJUDICA O MEIO AMBIENTE. EM SUA RESIDÊNCIA É FEITO A SEPARAÇÃO DO LIXO? JÁ PENSOU QUE O LIXO ORGÂNICO PODE SER ADUBO PARA CANTEIROS? E ASSIM PODERÃO CULTIVAR ALGUNS LEGUMES, HORTALIÇAS E ATÉ MELHORAR A APARÊNCIA DAS FLORES QUE ENFEITAM O JARDIM, SEM FALAR QUE SERÃO ALIMENTOS SEM AGROTÓXICOS. ENTÃO, SEPARE UM RECIPIENTE COM TAMPA E COMECE A SEPARAR O LIXO EM SUA RESIDÊNCIA. O MEIO AMBIENTE VAI AGRADECER E AS PLANTINHAS TAMBÉM.
5-ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO: VAMOS MONTAR UM JOGO DA MEMÓRIA? ESTOU ENVIANDO ALGUMAS IMAGENS, DESENHE OU FAÇAM CÓPIAS DA IMAGEM QUE FORME SEU PAR, PARA JUNTOS BRINCAREM, EM CASA.  SE CUIDEM!
JOGO DA MEMÓRIA

ESTE JOGO DESPERTA O DESAFIO NAS CRIANÇAS, JÁ QUE DEPENDE MUITO DA SUA MEMÓRIA PARA GANHAR. OS JOGOS DE MEMÓRIA PODEM SER REALIZADOS DE UMA FORMA CASEIRA, COM CAIXAS DE LEITE, FOLHA DE DESENHO, FOLHA DE OFICIO, FOLHA DE CADERNO   OU QUALQUER OUTRO MATERIAL.
RECORTE IMAGENS DE REVISTAS, JORNAIS OU DESENHE DUAS FIGURAS IGUAIS PARA FORMAR OS PARES. POR EXEMPLO, DUAS FRUTAS OU DOIS ANIMAIS ...
 PASSO A PASSO:

AS CARTAS DEVEM POSSUIR O MESMO TAMANHO COMO: 5Cm  POR  5Cm CADA CARTA .

1- MISTURAR E DISTRIBUIR AS CARTAS SOBRE UMA MESA, COM OS DESENHOS VIRADOS PARA BAIXO.
2- FAZER PAR OU ÍMPAR, PARA VER QUAL PARTICIPANTE COMEÇA O JOGO.
3- CADA JOGADOR DEVE VIRAR DUAS CARTAS BUSCANDO UM PAR IGUAL.
4- SE O JOGADOR CONSEGUE ENCONTRAR DUAS CARTAS IGUAIS À PRIMEIRA, TEM DIREITO A JOGAR OUTRA VEZ OU TENTAR OUTRO PAR.
5- NO CASO DO JOGADOR, AO VIRAR DUAS CARTAS E QUE OS SEUS DESENHOS NÃO COINCIDAM, DEVE PASSAR A JOGADA PARA O SEGUINTE PARTICIPANTE.
6- AS CARTAS QUE FORMAREM PAR DEVEM SER RETIRADAS DO JOGO E CONTAR COMO PONTO PARA O PARTICIPANTE.
7- GANHA O JOGO O PARTICIPANTE QUE REUNIR MAIS PARES DE CARTAS.
- ONDE BRINCAR: DENTRO DE CASA OU NO PÁTIO DE CASA. 
- QUANTOS PARTICIPANTES: 2 OU MAIS

                                                                 BOM JOGO E BOA SORTE!!!!

NOME DA PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN
TURMA-151

6-ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

NO TEXTO CRIANÇA X ALIMENTAÇÃO, PODEMOS OBSERVAR COMO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É IMPORTANTE PARA NOSSA SAÚDE, E UM FATOR MUITO IMPORTANTE NO CARDÁPIO INFANTIL É QUE ELE SEJA VARIADO E COLORIDO. SEGUINDO COM ESSA IDEIA DA IMPORTÂNCIA DAS CORES, VAMOS REALIZAR UM BOLICHE BEM COLORIDO. PARA A CONSTRUÇÃO DESTE JOGO PODEMOS USAR QUALQUER MATERIAL QUE TEMOS EM CASA, QUALQUER TIPO DE GARRAFA. NESTAS GARRAFAS COLOCAREMOS OS NÚMEROS DE 1 A 10, COMO NO MODELO ABAIXO, ESSES NÚMEROS PODEM SER FEITOS NO PAPEL E PINTADOS PARA QUE NOSSO BOLICHE FIQUE BEM COLORIDO, E EM SEGUIDA COLADO NOS PINOS (GARRAFAS). OUTRO MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, É UMA BOLA, PODE SER USADA QUALQUER UMA QUE VOCÊ TENHA EM CASA, CASO NÃO TENHA, PODERÁ CONFECCIONAR COM JORNAL OU ALGUM TIPO DE PAPEL QUE VOCÊ TENHA, COMO A DO MODELO ABAIXO.

REGRAS DO JOGO: O JOGADOR COLOCARÁ OS PINOS CONFORME MOSTRA A FIGURA, E SE POSICIONARÁ A UMA DISTÂNCIA DE ONDE SERÁ LANÇADA A BOLA.  DEVERÁ PARTICIPAR APENAS UM JOGADOR POR VEZ, OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM CADA GARRAFA DEVERÃO SER MULTIPLICADOS QUANDO FOREM DERRUBADOS PELA BOLA; VENCE O JOGADOR QUE SOMAR MAIS PONTOS APÓS 5 RODADAS.
A PONTUAÇÃO SERÁ DA SEGUINTE MANEIRA: SE O JOGADOR 1, DERRUBAR OS PINOS DE NÚMERO 1, 2, 4, 7 E 8 (1 X 2 X 4 X 7 X 8 = 448), FARÁ A MULTIPLICAÇÃO DE TODOS, POR EXEMPLO ESTE JOGADOR TERIA ATINGIDO 448 PONTOS NESTA RODADA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ CADA JOGADOR ATINGIR CINCO RODADAS, E NO FINAL PEGUE A PONTUAÇÃO DE TODAS E FAÇA A SOMA.
ANOTE NO CADERNO, OS CÁLCULOS REALIZADOS A CADA RODADA. E APROVEITE PARA SE DIVERTIR COM A FAMÍLIA. 
7-ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
COMO NA AULA DE MATEMÁTICA FALAMOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DO USO DE MATÉRIAS RECICLÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO, AGORA É HORA DE ESCREVEREMOS UM POUCO SOBRE ISSO EM SEU CADERNO DE CIÊNCIAS. ESCREVA A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, E A FORMA CORRETA DE SE DESCARTAR OS LIXOS. COMO DEVEMOS SEPARAR O LIXO? VOCÊ FAZ A SEPARAÇÃO CORRETA NA SUA CASA?
PROFESSORA-FRANCIELE

8-ATIVIDADE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:

LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS
HOJE VAMOS CONHECER OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE TEMOS EM CASA:

1.      CHAME ALGUÉM, PODE SER OS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
2.      ESTÁ PESSOA DEVERÁ MARCAR NO RELÓGIO OU CELULAR UM TEMPO DE 40SEG;
3.      ENQUANTO O TEMPO ESTÁ RODANDO, VOCÊ TERÁ O OBJETIVO DE MONTAR UM DESENHO COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS ENCONTRADOS NA CASA;
4.      CASO TERMINE O TEMPO E VOCÊ NÃO CONSIGA, A PESSOA QUE MARCOU O TEMPO DEVERÁ ESCOLHER UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE DEVERÁ FAZER OU UMA IMITAÇÃO, OU SE NÃO UMA DANÇA;
5.      DEPOIS SE TROCAM OS PAPÉIS;
6.      NO FINAL DE CADA IMAGEM CONSTRUÍDO, PESQUISEM SE OS ALIMENTOS ESCOLHIDOS SÃO REALMENTE SAUDÁVEIS.
7.      LEMBRE-SE USE OS ALIMENTOS INTEIROS SEM DESCASCÁ-LOS PARA NÃO ESTRAGAR. 


PROFESSORA-SHEILA
9-ATIVIDADE: 1º. LEIA O TEXTO E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:

ILUSTRAÇÃO

A ILUSTRAÇÃO É A ARTE DE ACRESCENTAR IMAGENS OU FIGURAS A LETRAS, PALAVRAS, TEXTOS, DE MODO A COMPLEMENTAR A MENSAGEM DESEJADA, ELUCIDANDO-A E FACILITANDO SUA COMPREENSÃO.
HOJE AS ILUSTRAÇÕES SÃO UTILIZADAS PARA AS MAIS DIVERSAS FINALIDADES. UM BOM TÍTULO E UMA BOA ILUSTRAÇÃO DESPERTAM O INTERESSE PARA A LEITURA DE UM TEXTO.
COMO ILUSTRAR UM TEXTO?
- LER E INTERPRETAR O TEXTO;
- ESCOLHER A PARTE MAIS SUGESTIVA;
- REALIZAR A ILUSTRAÇÃO QUE PODERÁ SER ATRAVÉS DE DESENHO OU COLAGEM.

2º. ATIVIDADE:
- LEIA E INTERPRETE O TEXTO “CRIANÇA X ALIMENTAÇÃO”.
- ILUSTRE O TEXTO, ATRAVÉS DO DESENHO OU COLAGEM, RESSALTANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

3º. ESCREVA O SEU NOME, TURMA, DATA, DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: DESENHO CRIATIVO LIVRE – ILUSTRAÇÃO DO TEXTO “CRIANÇA X ALIMENTAÇÃO”.