5ª SEMANA: DE 21 A 27/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
MATEMÁTICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Pesquise, em sites confiáveis (só matemática, Brasil
Escola, só filosofia…), e faça um resumo com no máximo 15 linhas de cada
matemático:
a)
Quem foi Bháskara? Quais foram suas contribuições
para Matemática?
b)
Quem foi Pitágoras?
c)
Quem foi Tales de Mileto?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA
PORTUGUESA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
AULA:
ESTRANGEIRISMOS.
- Leia o resumo
a seguir e caso necessário faça anotações no caderno:
Estrangeirismo é o uso de
palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes. É o
processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. Exemplos: Okay, brother, croissant, designer, jeans,
link, cappuccino, yes, show, site, pizza, hot dog, reveillon, stop, pink.
Alguns
estrangeirismos devido ao seu frequente uso na língua portuguesa, já foram
incorporados ao léxico da língua, ou seja, já são palavras dicionarizadas.
Por exemplo:
shampoo (xampu), deletar (delete), football (futebol), basketball (basquete).
- Leia a charge:
-Copie e
responda às questões:
1)
Observe
que o personagem da tirinha acima está tentando insistentemente abrir a porta e
não consegue. Por quê?
2)
A
que língua pertence a palavra da placa afixada na porta? O que ela significa?
3)
Por
que o personagem faz confusão com a palavra "push"?
4)
Você
acredita que o personagem sabe que a palavra em questão não pertence à nossa
língua? Por quê?
5)
O
que você, sinceramente, faria no lugar do personagem?
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
e copie o texto abaixo, explicando expressões em inglês que o novo cenário
sobre o Corona vírus trouxe para o mundo atual.
A CoViD -19
entrou em nossa vida e inúmeras expressões em inglês vieram junto. Essa
incorporação do idioma estrangeiro faz parte da globalização e é uma
demonstração de que este processo não está restrito aos setores econômicos,
políticos e sociais, como também adentra na educação e no cotidiano das
pessoas, principalmente.
Em tempos de
quarentena, muitas pessoas estão adotando o home working, fazendo
de sua casa, o home office. Tendo que colocar as hands on para
dar continuidade no trabalho e poder mostrar aos outros colegas o feedback do
assunto trabalhado. Com as escolas fechadas, os alunos estão com outra
modalidade de ensino, o home schooling.
E quantas vezes
ouvimos falar na expressão lockdown. No setor econômico, ouvimos a
expressão circuit breaker, que é um mecanismo que trava as
operações na bolsa de valores em momentos de pânico no mercado pelo
consumo intenso das mídias, como televisão e redes sociais.
Adaptado de
Carla Real
2) Reescreva as
palavras sublinhadas novamente, pesquise
seus significados e escreva ao lado de cada palavra .
a) CoVID-19-
b) home working-
c) home office-
d) hands on-
e) feedback-
f) home schooling-
g) lockdown-
h) circuit breaker-
HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
HISTÓRIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie
no seu caderno a tabela abaixo. Não é necessário copiar o texto. Apenas leia-o
atentamente.
A Política dos Governadores e o
coronelismo
Idealizada por
Campos Salles, a Política dos Governadores era um mecanismo político para
evitar os choques entre os governadores estaduais e a União. Por meio dele, os
grupos dominantes em cada estado apoiavam o governo federal que, em troca não
reconhecia a eleição de candidatos à Câmara de oposição aos grupos dominantes
em cada estado. Em palavras de hoje, esse acordo político seria o famoso “toma
lá, dá cá”.
Para esse
mecanismo funcionar, era necessário garantir o controle dos votos em cada
munícipio e assim evitar a eleição de candidatos da oposição. Por isso, a
Política dos Governadores fortaleceu o poder local dos chamados coronéis, em
geral grandes latifundiários.
O poder desses
proprietários de terra vinha desde o período colonial, mas apenas na república
podemos falar de coronelismo, ou seja, da interferência desses indivíduos na
política local por meio do controle do voto. Isso porque, até a república, era
muito reduzido o número de leitores, devido ao voto censitário e ao regime
escravista.
Ao estabelecer o
voto universal masculino e admitir o voto aberto, a Primeira República entregou
aos coronéis o comando político dos munícipios. Dessa maneira, muitos eleitores
ficavam sujeitos às pressões e práticas de compra de votos exercidas por esses
chefes políticos locais. Esse mecanismo de controle dos votos ficou conhecido
como voto de cabresto.
·
Copie
e responda, com base no texto, seu caderno e textos auxiliares:
1)
O
que era a Política dos Governadores?
2)
O
que era necessário para que o sistema funcionasse?
3)
O
que foi o coronelismo?
GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
GEOGRAFIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Observe
a imagem abaixo, coloque data em seu caderno, copie o enunciado e as questões,
após responda:
FIGURA 1:
FIGURA 2:
O continente
africano apresenta muita diversidade de formas de relevo e recursos minerais.
Além disso, possui grandes diferenças de temperatura e de oferta de chuvas.
Esse conjunto de características naturais resulta em uma elevada
biodiversidade.
a)
Observe
a figura 1 e identifique que aspectos de parte do continente africano podem ser
percebidos na imagem: (observe a paisagem, vegetação, biodiversidade...)
b)
Parte
do passado brasileiro tem relação com a história da África. Quais associações
entre o Brasil e a África podem ser feitas? (pense na história do nosso país,
na formação da população brasileira...)
c)
Com
base na figura 2, o mapa da África, indique que países africanos são banhados
pelo mar Vermelho:
d)
Cite
três países africanos atravessados pelo Trópico de Câncer:
e)
Quais
países da África são atravessados pelo Trópico de Capricórnio?
f)
Quais
países africanos ao sul do equador
são banhados pelo oceano Atlântico?
Bom trabalho!
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO
RELIGIOSO:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
e copie o texto abaixo, sobre diversidade religiosa no Brasil:
O Brasil é um
país de vasta diversidade religiosa, aqui temos muitas religiões e igrejas:
Religiões Indígenas, Afro-Brasileiras, Igrejas Católicas, Igrejas Ortodoxas,
Igrejas Evangélicas Tradicionais e Pentecostais, Espiritismo, Tradições
Religiosas Orientais como o Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo, Seicho-No-Ie, Igreja
Messiânica Mundial, entre muitos grupos e movimentos religiosos e
místico-filosóficos. A diversidade religiosa e cultural é uma grande riqueza da
humanidade que deve ser reconhecida e valorizada por todos os cidadãos.
Todo cidadão e
cidadã consciente dos seus direitos e deveres deve evitar o fanatismo
religioso, o preconceito e a discriminação para com as outras pessoas, cuja
opção religiosa ou filosófica é diferente da sua. É dever de todo cidadão e
cidadã saber conviver de modo respeitoso com as diferenças religiosas,
culturais e filosóficas, evitando e denunciando qualquer forma de preconceito.
2)
Assista
ao vídeo sobre a participação da ONU nos preceitos da diversidade religiosa no
Brasil, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=uW-zzS8_Cl8&feature=youtu.be
3)
Após
assistir ao vídeo, faça um resumo relatando o que a ONU (Organização das Nações
Unidas) tem feito para conscientizar as pessoas sobre os preconceitos em
relação às suas escolhas e religiões.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
com atenção o texto abaixo (não é necessário copiá-lo):
“Fair Play”
Fair play
significa, em português, jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo. Fair
Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir. O conceito de
fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem
procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.
Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.
Os praticantes
de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os
jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém,
atualmente, essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da
sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de
acordo com padrões éticos, sociais e morais.
Fair play tem
uma correlação com “espírito esportivo”, contrariando a influência do marketing
e da mídia, que evidencia basicamente a conquista por melhores resultados,
fazendo com que os atletas pensem na vitória a “qualquer preço”, muitas vezes
utilizando meios ilícitos, como o doping (utilização de esteroides
anabolizantes), a manipulação genética, processos de naturalização, entre
outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo.
A Federação
Internacional de Futebol (FIFA), responsável pelo futebol mundialmente,
evidencia a importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: my game is
fair play, que significa “o meu jogo é fair play”.
Criado em 1896,
durante as principais Olimpíadas da Era Moderna em Atenas, o Fair Play é uma
filosofia adotada em desporto que prima pela ética nos esportes. O pai dos
Jogos Modernos, Barão de Coubertin, idealizou a filosofia por meio da frase:
“Não pode haver jogo sem Fair Play. O principal objetivo da vida não é a
vitória, mas a luta.”
O Fair Play é
uma maneira de ser que implica em: honestidade, lealdade e atitude firme e
digna diante de um comportamento desleal. Pensando em Fair Play, será que se
aplica em nossa vida? Por exemplo: Você deixa o carrinho de supermercado
atrapalhando a fila até que alguém recolha? Ou mente para seus responsáveis que
está doente para, não ir estudar? As nossas atitudes muitas vezes nos descrevem
em fazer o certo ou ser justos como uma questão de caráter. Um ato, apenas, não
classifica um bom jogador, mas já ajuda.
Adaptado
de Elana Thaís Reis Tavares, Larissa de Souza Monsalve & Roberta Marjorie
2)
Após
a leitura, copie e responda as seguintes questões, de acordo com o texto:
1. Assinale as
alternativas corretas:
a) Fair play é o
significado para um jogo desonesto;
b) O conceito de
fair play está vinculado à ética no meio esportivo;
c) Segundo o
conceito de fair play, os praticantes devem procurar jogar de maneira que não
prejudiquem o adversário de forma proposital;
d) Atletas não
devem ser punidos, porque o objetivo é vencer, não importa como.
2. O que
significa fair play?
3. Complete a
sentença: A expressão fair play não se limita ao meio esportivo e é empregada
em praticamente todos os segmentos da sociedade, possuindo o significado
de____________________________.
4. Assinale as
alternativas corretas:
a) Fair play tem
uma correlação com o “espírito esportivo”, que contraria a influência das
mídias, que evidencia a vitória a “qualquer preço”;
b) O doping não
é uma prática aceitável nos conceitos de fair play;
c) A Federação
Internacional de Futebol (FIFA) evidencia a importância ao fair play, sendo que
um dos seus lemas é: my game is fair play, que significa “o meu jogo é fair
play”;
d) O fair play é
um conceito exclusivo para os jogos de futebol.
5. Na sua
prática cotidiana, você é adepto do fair play? Explique.
6. Nas
atividades práticas enviadas pelo professor de Educação Física, eu estou sendo
ético e realizando os exercícios propostos?
CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
CIÊNCIAS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e responder as questões abaixo no caderno:
1. A matéria pode mudar de um estado físico para outro. Qual é o fator
responsável por isso?
2. Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de
naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de
tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico, chamada de:
a) Solidificação. b)
Condensação. c) Fusão. d) Sublimação. e) Evaporação.
3. Observe as situações abaixo:
I- Uma pedra de naftalina deixada no armário;
II- Um pote com água deixada no freezer;
III- Uma panela com água deixada no fogo;
IV- O derretimento de um pedaço de ferro quando aquecido;
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.
4. Analise as situações abaixo e responda:
Você e seu irmão tomaram chuva quando vinham da escola. Em casa, os dois
trocaram de roupa. Seu irmão esqueceu a
roupa molhada num canto do quarto dele. Você estendeu a roupa no varal do
quintal, onde bate muito sol. Qual das roupas secou mais depressa: a sua ou do
seu irmão? Por quê? Como se chama essa mudança de fase?
5. Quando estamos em um carro e começa a chover, precisamos fechar os
vidros. Logo depois eles ficam embaçados. O que aconteceu?
6. Escreva, agora, uma situação que há uma passagem do estado líquido
para o sólido.
7. Associe corretamente:
a) fusão
b) solidificação
c) ebulição
d) condensação
e) evaporação
( ) água congelando.
( ) água vaporizando lentamente.
( ) gelo derretendo.
( ) formação de gotículas a partir
do vapor de água.
( ) água fervendo.
8. Marque a opção correta abaixo:
Qual dos processos abaixo não é uma mudança de estado físico da matéria?
a) ( )Vaporização.
b) ( )Fusão.
c) ( )Solidificação.
d) ( )Respiração.
9. Quando uma gota de água pinga sobre uma chapa muito quente de fogão à
lenha ela rapidamente se transforma em vapor. Qual é o nome dessa mudança?
ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Copie
e leia o texto abaixo:
Teatro
de esquete
Esquete
é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O
termo em Inglês com o mesmo significado é “sketch”. Cada esquete tem cerca de 10 minutos de
duração. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação.
2)
Escreva
uma pequena narrativa para uma peça de teatro de esquete levando em
consideração as seguintes orientações:
1º.
Pensar
em uma situação inicial, seguida de um conflito e encerrada com um desfecho
inesperado (satirizar);
2º.
Estabelecer
em que local essa situação acontecerá e como serão as personagens (características
físicas e psicológicas);
3º.
O
texto deverá conter: indicações sobre o cenário, quem são as personagens e o
que estarão fazendo antes da primeira fala.
Não se esqueça
de escrever os nomes das personagens antes da fala de cada uma e dar um título
para o seu esquete.