9° ano- Turma 191



5ª SEMANA: DE 21 A 27/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)        Pesquise, em sites confiáveis (só matemática, Brasil Escola, só filosofia…), e faça um resumo com no máximo 15 linhas de cada matemático:
a)        Quem foi Bháskara? Quais foram suas contribuições para Matemática?
b)        Quem foi Pitágoras?
c)        Quem foi Tales de Mileto?


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

AULA: ESTRANGEIRISMOS.
- Leia o resumo a seguir e caso necessário faça anotações no caderno:

Estrangeirismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes. É o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. Exemplos: Okay, brother, croissant, designer, jeans, link, cappuccino, yes, show, site, pizza, hot dog, reveillon, stop, pink.
Alguns estrangeirismos devido ao seu frequente uso na língua portuguesa, já foram incorporados ao léxico da língua, ou seja, já são palavras dicionarizadas.
Por exemplo: shampoo (xampu), deletar (delete), football (futebol), basketball (basquete).

- Leia a charge: 

-Copie e responda às questões:

1)        Observe que o personagem da tirinha acima está tentando insistentemente abrir a porta e não consegue. Por quê?
2)        A que língua pertence a palavra da placa afixada na porta? O que ela significa?
3)        Por que o personagem faz confusão com a palavra "push"?
4)        Você acredita que o personagem sabe que a palavra em questão não pertence à nossa língua? Por quê?
5)        O que você, sinceramente, faria no lugar do personagem?


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia e copie o texto abaixo, explicando expressões em inglês que o novo cenário sobre o Corona vírus trouxe para o mundo atual.
A CoViD -19 entrou em nossa vida e inúmeras expressões em inglês vieram junto. Essa incorporação do idioma estrangeiro faz parte da globalização e é uma demonstração de que este processo não está restrito aos setores econômicos, políticos e sociais, como também adentra na educação e no cotidiano das pessoas, principalmente.
Em tempos de quarentena, muitas pessoas estão adotando o home working, fazendo de sua casa, o home office. Tendo que colocar as hands on para dar continuidade no trabalho e poder mostrar aos outros colegas o feedback do assunto trabalhado. Com as escolas fechadas, os alunos estão com outra modalidade de ensino, o home schooling.
E quantas vezes ouvimos falar na expressão lockdown. No setor econômico, ouvimos a expressão circuit breaker, que é um mecanismo que trava as operações na bolsa de valores em momentos de pânico no mercado pelo consumo intenso das mídias, como televisão e redes sociais.
Adaptado de Carla Real

2) Reescreva as palavras sublinhadas novamente, pesquise  seus significados e escreva ao lado de cada palavra .
a) CoVID-19-
b) home working-
c) home office-
d) hands on-
e) feedback-
f) home schooling-
g) lockdown-
h) circuit breaker-


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie no seu caderno a tabela abaixo. Não é necessário copiar o texto. Apenas leia-o atentamente.


A Política dos Governadores e o coronelismo
Idealizada por Campos Salles, a Política dos Governadores era um mecanismo político para evitar os choques entre os governadores estaduais e a União. Por meio dele, os grupos dominantes em cada estado apoiavam o governo federal que, em troca não reconhecia a eleição de candidatos à Câmara de oposição aos grupos dominantes em cada estado. Em palavras de hoje, esse acordo político seria o famoso “toma lá, dá cá”.
Para esse mecanismo funcionar, era necessário garantir o controle dos votos em cada munícipio e assim evitar a eleição de candidatos da oposição. Por isso, a Política dos Governadores fortaleceu o poder local dos chamados coronéis, em geral grandes latifundiários.
O poder desses proprietários de terra vinha desde o período colonial, mas apenas na república podemos falar de coronelismo, ou seja, da interferência desses indivíduos na política local por meio do controle do voto. Isso porque, até a república, era muito reduzido o número de leitores, devido ao voto censitário e ao regime escravista.
Ao estabelecer o voto universal masculino e admitir o voto aberto, a Primeira República entregou aos coronéis o comando político dos munícipios. Dessa maneira, muitos eleitores ficavam sujeitos às pressões e práticas de compra de votos exercidas por esses chefes políticos locais. Esse mecanismo de controle dos votos ficou conhecido como voto de cabresto.

·           Copie e responda, com base no texto, seu caderno e textos auxiliares:
1)        O que era a Política dos Governadores?
2)        O que era necessário para que o sistema funcionasse?
3)        O que foi o coronelismo?


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Observe a imagem abaixo, coloque data em seu caderno, copie o enunciado e as questões, após responda:
FIGURA 1:

FIGURA 2: 

O continente africano apresenta muita diversidade de formas de relevo e recursos minerais. Além disso, possui grandes diferenças de temperatura e de oferta de chuvas. Esse conjunto de características naturais resulta em uma elevada biodiversidade.

a)        Observe a figura 1 e identifique que aspectos de parte do continente africano podem ser percebidos na imagem: (observe a paisagem, vegetação, biodiversidade...)
b)        Parte do passado brasileiro tem relação com a história da África. Quais associações entre o Brasil e a África podem ser feitas? (pense na história do nosso país, na formação da população brasileira...)
c)        Com base na figura 2, o mapa da África, indique que países africanos são banhados pelo mar Vermelho:
d)       Cite três países africanos atravessados pelo Trópico de Câncer:
e)        Quais países da África são atravessados pelo Trópico de Capricórnio?
f)         Quais países africanos ao sul do equador são banhados pelo oceano Atlântico?
Bom trabalho!


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia e copie o texto abaixo, sobre diversidade religiosa no Brasil:
O Brasil é um país de vasta diversidade religiosa, aqui temos muitas religiões e igrejas: Religiões Indígenas, Afro-Brasileiras, Igrejas Católicas, Igrejas Ortodoxas, Igrejas Evangélicas Tradicionais e Pentecostais, Espiritismo, Tradições Religiosas Orientais como o Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo, Seicho-No-Ie, Igreja Messiânica Mundial, entre muitos grupos e movimentos religiosos e místico-filosóficos. A diversidade religiosa e cultural é uma grande riqueza da humanidade que deve ser reconhecida e valorizada por todos os cidadãos.
Todo cidadão e cidadã consciente dos seus direitos e deveres deve evitar o fanatismo religioso, o preconceito e a discriminação para com as outras pessoas, cuja opção religiosa ou filosófica é diferente da sua. É dever de todo cidadão e cidadã saber conviver de modo respeitoso com as diferenças religiosas, culturais e filosóficas, evitando e denunciando qualquer forma de preconceito.

2)        Assista ao vídeo sobre a participação da ONU nos preceitos da diversidade religiosa no Brasil, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=uW-zzS8_Cl8&feature=youtu.be

3)        Após assistir ao vídeo, faça um resumo relatando o que a ONU (Organização das Nações Unidas) tem feito para conscientizar as pessoas sobre os preconceitos em relação às suas escolhas e religiões.


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia com atenção o texto abaixo (não é necessário copiá-lo):
“Fair Play”
Fair play significa, em português, jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo. Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.
Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém, atualmente, essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.
Fair play tem uma correlação com “espírito esportivo”, contrariando a influência do marketing e da mídia, que evidencia basicamente a conquista por melhores resultados, fazendo com que os atletas pensem na vitória a “qualquer preço”, muitas vezes utilizando meios ilícitos, como o doping (utilização de esteroides anabolizantes), a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA), responsável pelo futebol mundialmente, evidencia a importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: my game is fair play, que significa “o meu jogo é fair play”.
Criado em 1896, durante as principais Olimpíadas da Era Moderna em Atenas, o Fair Play é uma filosofia adotada em desporto que prima pela ética nos esportes. O pai dos Jogos Modernos, Barão de Coubertin, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem Fair Play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta.”
O Fair Play é uma maneira de ser que implica em: honestidade, lealdade e atitude firme e digna diante de um comportamento desleal. Pensando em Fair Play, será que se aplica em nossa vida? Por exemplo: Você deixa o carrinho de supermercado atrapalhando a fila até que alguém recolha? Ou mente para seus responsáveis que está doente para, não ir estudar? As nossas atitudes muitas vezes nos descrevem em fazer o certo ou ser justos como uma questão de caráter. Um ato, apenas, não classifica um bom jogador, mas já ajuda.
Adaptado de Elana Thaís Reis Tavares, Larissa de Souza Monsalve & Roberta Marjorie

2)        Após a leitura, copie e responda as seguintes questões, de acordo com o texto:

1. Assinale as alternativas corretas:
a) Fair play é o significado para um jogo desonesto;
b) O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo;
c) Segundo o conceito de fair play, os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital;
d) Atletas não devem ser punidos, porque o objetivo é vencer, não importa como.

2. O que significa fair play?

3. Complete a sentença: A expressão fair play não se limita ao meio esportivo e é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade, possuindo o significado de____________________________.

4. Assinale as alternativas corretas:
a) Fair play tem uma correlação com o “espírito esportivo”, que contraria a influência das mídias, que evidencia a vitória a “qualquer preço”;
b) O doping não é uma prática aceitável nos conceitos de fair play;
c) A Federação Internacional de Futebol (FIFA) evidencia a importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: my game is fair play, que significa “o meu jogo é fair play”;
d) O fair play é um conceito exclusivo para os jogos de futebol.

5. Na sua prática cotidiana, você é adepto do fair play? Explique.

6. Nas atividades práticas enviadas pelo professor de Educação Física, eu estou sendo ético e realizando os exercícios propostos?


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e responder as questões abaixo no caderno:

1. A matéria pode mudar de um estado físico para outro. Qual é o fator responsável por isso?

2. Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico, chamada de:
a) Solidificação.   b) Condensação.   c) Fusão.   d) Sublimação.    e) Evaporação.

3. Observe as situações abaixo:
I- Uma pedra de naftalina deixada no armário;
II- Um pote com água deixada no freezer;
III- Uma panela com água deixada no fogo;
IV- O derretimento de um pedaço de ferro quando aquecido;

Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:

a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.

4. Analise as situações abaixo e responda:
Você e seu irmão tomaram chuva quando vinham da escola. Em casa, os dois trocaram de roupa.  Seu irmão esqueceu a roupa molhada num canto do quarto dele. Você estendeu a roupa no varal do quintal, onde bate muito sol. Qual das roupas secou mais depressa: a sua ou do seu irmão? Por quê? Como se chama essa mudança de fase?

5. Quando estamos em um carro e começa a chover, precisamos fechar os vidros. Logo depois eles ficam embaçados. O que aconteceu?

6. Escreva, agora, uma situação que há uma passagem do estado líquido para o sólido.

7. Associe corretamente:
a) fusão
b) solidificação
c) ebulição
d) condensação    
e) evaporação
(  ) água congelando.
(  ) água vaporizando lentamente.
(  ) gelo derretendo.           
(  ) formação de gotículas a partir do vapor de água.                  
(  ) água fervendo.

8. Marque a opção correta abaixo:
Qual dos processos abaixo não é uma mudança de estado físico da matéria?
a) (  )Vaporização.
b) (  )Fusão.
c) (  )Solidificação.
d) (  )Respiração.

9. Quando uma gota de água pinga sobre uma chapa muito quente de fogão à lenha ela rapidamente se transforma em vapor. Qual é o nome dessa mudança?


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Copie e leia o texto abaixo:
Teatro de esquete
Esquete é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O termo em Inglês com o mesmo significado é “sketch”. Cada esquete tem cerca de 10 minutos de duração. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação.

2)        Escreva uma pequena narrativa para uma peça de teatro de esquete levando em consideração as seguintes orientações:
1º.      Pensar em uma situação inicial, seguida de um conflito e encerrada com um desfecho inesperado (satirizar);
2º.      Estabelecer em que local essa situação acontecerá e como serão as personagens (características físicas e psicológicas);
3º.      O texto deverá conter: indicações sobre o cenário, quem são as personagens e o que estarão fazendo antes da primeira fala.
Não se esqueça de escrever os nomes das personagens antes da fala de cada uma e dar um título para o seu esquete.