9ª SEMANA:
DE 18 A 24/06/20
112
TURMA-
112 PROFESSORA-
AMANDA MÜHL DE MOURA
·
NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS:
COMO ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO)
ARARICÁ, ___ DE JUNHO DE 2020.
HOJE É:________________
MEU NOME É:______________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.
1-ATIVIDADE: ASSISTAM AO VÍDEO CONFORME O LINK
ABAIXO:
·
COMO ATIVIDADE, OS
ALUNOS DEVERÃO ORGANIZAR UMA ROUPA DE FESTA JUNINA BEM CRIATIVA. ESSA ROUPA É
CAIPIRA, ENTÃO DEVE SER FEITA COM ITENS SIMPLES, ROUPAS VELHAS, REMENDOS,
CHAPÉUS, CAMISAS, MEIAS TROCADAS, ENFIM, COISAS QUE TIVEREM EM CASA. DEPOIS,
AQUELES QUE CONSEGUIREM DEVERÃO FOTOGRAFAR E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.
2-ATIVIDADE:
OS ALUNOS DEVERÃO COPIAR NO CADERNO A QUADRINHA ABAIXO E, COM A AJUDA DE UM
FAMILIAR, MEMORIZÁ-LA E RECITÁ-LA. O FAMILIAR DEVERÁ AUXILIAR O ALUNO PARA QUE
SUA FALA FIQUE EM UM RITMO BONITO.
·
UM
ADULTO DEVERÁ LER AS ADIVINHAS ABAIXO PARA QUE AS CRIANÇAS RESPONDAM. NÃO
PRECISA COPIAR NO CADERNO.
3-ATIVIDADE:
LER COM ATENÇÃO O TEXTINHO ABAIXO.
·
NO
CALENDÁRIO DE 2020, ENCONTRAR AS DATAS CITADAS NA IMAGEM. DEPOIS, NO CADERNO,
ESCREVER ESSAS DATAS, COLOCANDO QUAL É A COMEMORAÇÃO, O DIA, O MÊS, O ANO E O
DIA DA SEMANA.
4-ATIVIDADE:
AS FESTAS JUNINAS CONTAM COM MUITAS VARIEDADES DE COMIDAS E TAMBÉM COM MUITAS
PESSOAS QUE PRESTIGIAM AS MESMAS. ESSAS COMIDAS NORMALMENTE SÃO SERVIDAS EM
COPOS E PRATOS DESCARTÁVEIS (DE PLÁSTICO). DIANTE DISSO, FICAM OS SEGUINTES
QUESTIONAMENTOS:
·
COMO ESSES MATERIAIS SÃO PRODUZIDOS E DE
ONDE ELES VÊM?
·
DEPOIS DE UTILIZADOS, PARA ONDE VÃO? COMO
SÃO DESCARTADOS?
·
EXISTE UMA FORMA CONSCIENTE PARA SEU USO?
·
COMO VOCÊS ACHAM QUE DEVERIAM SER SERVIDAS
ESSAS COMIDAS DE UMA FORMA CONSCIENTE, ONDE GERE MENOS LIXO E MENOS IMPACTOS
PARA O MEIO AMBIENTE?
A
FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR SOBRE ESSA SITUAÇÃO E SOBRE OS QUESTIONAMENTOS E
ANOTAR AS RESPOSTAS DOS ALUNOS NO CADERNO.
5-ATIVIDADE: A FAMÍLIA
DEVERÁ REALIZAR UMA BRINCADEIRA DE FESTA JUNINA E, SE POSSÍVEL, FOTOGRAFAR E
POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA. DEPOIS, DEVERÃO CONVERSAR SOBRE AS SEMELHANÇAS E
DIFERENÇAS DESSA BRINCADEIRA COM AS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA COSTUMA BRINCAR.
DEVERÃO TAMBÉM CONVERSAR SOBRE O LUGAR EM QUE ESSA BRINCADEIRA FOI CRIADA (SE
PUDEREM PESQUISAR) E COMPARAR COM AS BRINCADEIRAS DO LOCAL EM QUE MORAM. ALGUNS
EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS JUNINAS: PESCARIA, TIRO AO ALVO, ARGOLAS, BOCA DO
PALHAÇO, CORRIDA DO SACO, RABO DO BURRO, CABO DE GUERRA, CARRINHO DE MÃO.
6-ATIVIDADE- JÁ QUE
ESTAMOS TRABALHANDO SÃO JOÃO E QUE VIMOS NA NOSSA HISTÓRIA QUE AS FESTAS
ACONTECERAM PARA COMEMORAR AS COLHEITAS, LEMBRAMOS DAS PESSOAS DO CAMPO, QUE
PLANTAM E COLHEM O ALIMENTO QUE CHEGA EM NOSSAS MESAS. ASSIM COMO NÓS SOMOS
MUITO IMPORTANTES, ESSAS PESSOAS TAMBÉM SÃO, POIS FAZEM UM PAPEL MUITO
IMPORTANTE, O QUE NOS FAZ VER QUE CADA PESSOA TEM UM PAPEL DIFERENTE E
NECESSÁRIO PARA QUE A VIDA DE TODOS FUNCIONEM. PENSANDO NISSO, OS ALUNOS
DEVERÃO CRIAR UM PEQUENO AGRADECIMENTO PARA ESSAS PESSOAS QUE TEM MUITO VALOR E
QUE MERECEM O NOSSO RECONHECIMENTO. UM FAMILIAR DEVERÁ REGISTRAR NO CADERNO.
PROFESSORA- FRANCIELE
7-ATIVIDADE: JOGO DAS
LATAS – SÃO JOÃO
Para as bolinhas: Vamos criar as bolinhas de
meias. Para isso precisamos de cinco pares de meias. Pegue um par e junte as pontinhas
das meias, em seguida pegue abertura de uma das meias e comece a virar do
avesso até virar a bolinha. Faça cinco bolinhas. Para os nossos pinos, vamos
precisar de objetos da casa como, por exemplo: vidros de produtos de limpeza,
garrafas de água ou refrigerante, e se isso não for possível pegue aqueles
ursinhos ou brinquedos que não quebrem. Delimite uma distância coloque vários
objetos e veja quantos conseguirá acertar, se houver mais pessoas joguem juntos
e vejam quem acerta mais.
PROFESSOR- DANIEL
8-ATIVIDADE:
LEIA PARA AS CRIANÇAS: O FORRÓ É O RITMO PRINCIPAL NESSE PERÍODO DE
SÃO JOÃO, FESTA MUITO POPULAR NO BRASIL, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE.
JUNTO COM OUTROS RITMOS MUSICAIS NORDESTINOS, SÃO REALIZADAS TAMBÉM DIVERSAS BRINCADEIRAS
E BELAS DECORAÇÕES DURANTE AS FESTAS JUNINAS. IREMOS DANÇAR UM POUCO, VEJA
SUGESTÃO NO LINK DE MÚSICAS NAS REFERÊNCIAS;
DANÇA DAS LARANJAS
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
1- 1 LARANJA PARA CADA DUPLA; (OU ALGO REPRESENTATIVO, BOLAS E ETC.)
2- MÚSICAS ANIMADAS DE FESTA JUNINA. (LINK)
CASO NÃO TENHA INTERNET, ESCOLHA UMA MÚSICA JUNINA PARA FAZER A
ATIVIDADE.
HTTPS://YOUTU.BE/PJN5U7ZGPLO
DIVIDAM-SE EM DUPLAS E COLOQUEM UMA LARANJA ENTRE AS TESTAS DE CADA PAR.
QUANDO A MÚSICA COMEÇAR, TODOS DANÇAM. QUEM DERRUBAR PODE TENTAR NOVAMENTE
EQUILIBRAR.
VARIAÇÕES PODEM SER FEITAS: COM O USO DE UMA BOLA INDIVIDUALMENTE, ONDE
A CRIANÇA DEVE DANÇAR TENTANDO EQUILIBRAR A BOLA NA CABEÇA. EM DUPLA A BOLA
PODE SER COLOCADA ENTRE OS DOIS DE FRENTE UM PARA O OUTRO OU DE COSTAS.