Pág. dos professores de área e currículo.

Esta página é dedicada a conteúdos referentes a área e currículo, no entanto não se limita a isto, podendo conter links, textos, vídeos, imagens, de diferentes disciplinas, bem como os projetos desenvolvidos em aula

Trabalhando o Corpo Humano.

A turma 121 da Profº Suzete desenvolveu uma dinâmica trabalhando as partes do corpo, usando para isto uma música da Xuxa.






Coletânia de imagens sobre a Mesopotâmia.

Placa de argila com escrita cuneiforme


Arte suméria.

 Zigurate de Ur


Zigurate de Ur

Busto de sargão da Acádia, conquistador das cidades sumérias nos séculos XXIV e XXIII a.C.
Porta de Istar na Babilônia

 Deusa Ishtar

 Jardins suspensos da Babilônia.

Torre de Babel

Genesis ( 11:1-9)
 
1.
Toda a terra tinha uma só língua, e servia-se das mesmas palavras.

2.
Alguns homens, partindo para o oriente, encontraram na terra de Senaar uma planície onde se estabeleceram.

3.
E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo.” Serviram-se de tijolos em vez de pedras, e de betume em lugar de argamassa.

4.
Depois disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.”

5.
Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens.

6.
“Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos.

7.
Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.”

8.
Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade.

9.
Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.


Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/1/11.php#ixzz1xArUMXGF

Marduk, o deus protetor da Babilônia.

 Lamassu assírio.

 Hititas.


O uso da imagem para entender o Estado Novo.

 Getúlio Vargas.

Durante o Estado Novo o governo investiu na industrialização, havendo também o controle sobre a produção de minérios e fontes de energia. Nesta época foi criada a mineradora Vale do Rio doce.

 O trabalhismo foi uma prática política característica do Estado novo, sendo marcada a valorização do trabalho. Essa política agradou a muitos trabalhadores e trouxe prestígio a Getúlio Vargas.

 Durante o Estado Novo eram comuns desfiles em datas importantes como o Dia do Trabalho, onde era promovida a imagem de Varagas, aumentando a sua influência sobre o povo.


O Departamento de Imprensa e Propaganda realizava a propagando do Estado Novo, exaltando a figura do ditador.  
Vargas utiliou o rádio para os seus fins políticos, privilegiando programas que valorizassem a cultura nacional e que estivessem de acordo com suas propostas. Para isto foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda, órgão do governo responsável por fiscalizar as emissoras de rádio.

Durante o Estado novo, o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, cuja vitória ajudaria a derrubar a ditadura de Vargas.


Obs: as imagens e explicações são parciais, e servem apenas para complementar o conhecimento sobre o Estado Novo, sendo necessário maiores estudos sobre o assunto

Imagens sobre a Segunda Guerra Mundial.



Adolf Hitler
Foi o maior líder nazista, que nasceu em 20 de abril de 1889.
No período de 1939-1945, Hitler comandou os alemães no maior conflito da historia, a Segunda Guerra Mundial.
A partir de 1943, o exercito nazista perdeu muitas batalhas seguidas. E após uma ultima derrota em dezembro de 1944, Adolf Hitler refugiou-se na cidade de Berlim, em 30 de abril de 1945 cometeu suicídio
Muitas pessoas ressaltam que ele tinha um caráter duvidoso, pensava muito em poder e pouco nos cidadãos alemães.
Foi responsável por 50 a 70 milhões de mortes. Camila


100 imagens coloridas sobre o Nazismo.



Invasão da Polônia.

Esta imagem representa,tanques de guerra fazendo a invasão a Pôlonia.
A palavra blitzkrieg representa,GUERRA RELÂMPAGO. A invazão era feita com muitos tanques.Com isso os alemães conquistavam as terras,e usavam os tanques blindados contra os poloneses.
Por  isso os metodos utilizados eram dos alemães.... Essa tatica foi adotada pelos alemães,para que as guerras acabassem mais cedo e sem cansaço,e ter os territórios alheios garantido. Suellen.



   Invasão da Polônia
A imagem que eu peguei mostra tanques de guerra e soldados indo invadir a Polônia . Essa imagem mostra a invasão na Polônia que deu origem a Segunda Guerra Mundial . A invasão na polônia durou cerca de três semanas, o tipo de luta usada era Blitzkrieg um tipo de estratégia usadas pelos os alemães, era uma estratégia muito esperta eles lutavam em grandes campos encurralando seus adversários dentro de um circulo esse tipo de luta também era conhecido como guerra relâmpago.  Daniel    


Batalha da Grâ- Bretanha


Grã-Bretanha.
A imagem que eu peguei fala sobre quando os alemães começam a bombardear a Inglaterra atráves de aviões,navios e submarinhos. A Alemanhã bombardeou a Grã-bretanha durante dois anos e a Inglaterra inicialmente apagava as luzes da cidade para os alemães não verem a cidade. A cidade foi salva graças ao radar que os ingleses tinham e com isso a Grã-bretanha podia saber quando os alemães começavam atacar. DENISE


Uso de submarinos no conflito

Hitler versus Stálin



Batalha de Stalingrado
Esta imagem representa uma das batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial,pois é o momento em que a Alemanha rompe o tratado feito  junto com a União Soviética que dizia que os dois países não  atacariam um ao outro e que a Pôlonia deveria ser anexada a Alemanha. É  nesta batalha que a Alemanha tem o seu exército derrotado,porque  usavam a tatica de guerra chamada de ´blitzkrieg´e a União Sovietica o modelo de guerra civil, o ditador Stalin ordenou que os cidadãos ficassem na cidade e a defendessem,caso alguem fugisse seria morto como traidor. Além disso, tambem tinham que destruir tudo para que os alemães não utilizassem nada.
Mateus



Vassili Zaitsev ( Batalha de Stalingrado)
Zaitsev era neto de um caçador e aprendeu a atirar ainda criança, caçando em Eliniski, sua terra natal junto aos Montes Urais, onde vivia como pastor. Inicialmente foi incorporado na infantaria da marinha e chegou a Stalingrado em 20 de Setembro de 1942, com a 284ª Divisão de Fuzileiros. Brevemente foi erguido à categoria de herói nacional. Os números divulgados pelos soviéticos naquela época apontam estimativas de que mais de mil alemães foram mortos por franco-atiradores durante a Batalha de Stalingrado, sendo anunciado que Zaitsev fora responsável por 225 dessas mortes (232 e 242 em outras fontes). Ao fim da guerra, este número subiria para cerca de 468, antes de Zaitsev ser cegado por um morteiro Ele também atuou como instrutor de franco-atiradores do Exército Soviético.
Bárbara.


Atiradores de elite( Stalingrado)

Stalingrado
Batalha de Kursk.
A batalha de Kursk foi uma batalha significante na frente leste da Segunda Guerra Mundial. Mantém-se como a maior batalha de blindados de todos os tempos e inclui o maior custo de perdas aéreas em um só dia na história da guerra . Podemos ver na imagem o resultado da batalha, milhares de mortos no confronto de alemães e soviéticos. Rodrigo



Stalingrado
Invasão da União Soviética ( rendição de alemães)

Invasão da União Soviética ( rendição de alemães)
Invasão da União Soviética ( rendição de alemães)



Batalha de Berlim
A Batalha de Berlim foi à última batalha ocorrida no teatro de guerra Europeu durante a Segunda Guerra Mundial . Ela foi resultado de maciça ofensiva soviética contra as forças alemãs no início de 1945. A batalha durou de abril de 1945 até o início de maio. Em um dos últimos dias da batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. Poucos dias depois Berlim se entregava. Por fim, a Alemanha se rendeu seis dias depois do fim da batalha. Joice

Ataque a Pearl Harbor

O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor ,no dia 7 de dezembro de1941. O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. O ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na segunda guerra mundial e o início da guerra do pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, embora o nome mais comum seja Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor. Jonatan


Ataque a Pearl Harbor.
 O ataque a pearl harbor foi uma operação aeronaval . O ataque a base norte americana de Pearl Harbor  foi efeituado pela marinha imperial japonesa em 7 de dezembro de 1941O ataque destruiu 11 navios 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses, e 168 civis. O ataque marcou a entrada do EUA na segunda guerra mundial e o inicio da guerra do Pacifico, ficando conhecido como bombardeamento de Pearl Harbor.    Marilene



Batalha de Guadalcanal

Batalha de Iwo Jima
Documentário sobre o lançamento da bomba atômica em Hiroshima.


Bomaba atômica de Hiroshima
Bomba atômica de Nagasaki


Experiências feitas pelos nazistas nos campos de concentração.

Os Experimentos humanos nazistas foram uma série de controversas experiencias científicas realizadas em uma grande quantidade de cobaias humanas que estavam detidas nos campos de concentração do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.Os presos não participavam com vontade propria, normalmente as esperiências levavam a morte ou a algumas deficiências. As esperiencias envolviam muitas crianças como gemeos. Fizeram mais de 1500 esperiencias com gemeos e apenas 200 sobreviveram.
Sharlla.




A foto acima mostra uma experiência sendo feita num campo de concentração, onde um médico nazista chamado Joseph Mengele trabalhava com experiências como por  exemplo, costurar dois gêmeos para saber se eles poderiam dividir um mesmo órgão.
Também usavam a pele para fazer sapatos e bolsas.  SINISTRO VÉIO!
Jhenifer



A imagem acima fala sobre o holocausto.
O holocausto é o extermínio,
os alemães achavam que só a raça ariana
é que valia,por isso eles começaram a
exterminar os judeus e os ciganos. Jaqueline


Site com centenas de imagens sobre o Holocausto.
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_list.php?MediaType=ph&page=4

Obs: As legendas das imagens serão postadas pelos alunos das turmas 181 e 182, e terão como base as explicações do professor e a pesquisa em livros em internet, no entanto, a visualização de imagens deve ser entendido como recurso complementar no aprendizado, fornecendo conhecimentos parciais sobre o assunto.

O Egito Antigo.

 Egito Antigo, uma dádiva do Rio Nilo.

As cheias do nilo eram fundamentais para fertilizar o solo, favorecendo uma das principais atividades econômicas egípcias, a agricultura. Os trabalhos eram comandados por funcionários do Estado, fato que acabou por favorecer a centralização do poder do faraó.


Busto do faraó Quéfren.
 
Pirâmides de Gizé ao fundo, e a frente a Esfinge.



Representação de um Faraó.

Tutmés III no museu egípcio do Cairo.


Estátua de um escriba, Saqqarah 2600–2350 a.C.


A religião desempenhava papel importante na sociedade egípcia, pois todos os aspectos da vida de um egípcio eram regulados por normas religiosas. Os egípcios acreditavam na vida após a morte, e que ao morrer o seu coração era pesado, se ele fosse mais leve do que uma pena ele teria acesso ao paraíso, caso contrário seria devorado por uma besta. Anubis guiava os mortos ao além.



 Múmia exposta em museu britânico.

 Cerimônia de abertura da boca, pela qual acreditava-se ser possível devolver a capacidade de alimentar-se a múmia.


 Múmias de animais: segundo o especialista Zahi Hawass, os antigos egípcios mumificavam seus mascotes não só porque os amavam, mas também porque vários animais eram considerados sagrados. 

 
 

Sites interessantes:


http://www.coljxxiii.com.br/webquest/caio/caio.htm


Desenhos sobre a religiosidade dos Hebreus.

Este desenho retrata parte da trajetória de Moisés e o Êxodo, onde os hebreus fugiram do Egito libertando-se da escravidão.
http://www.youtube.com/watch?v=b8XT9TxLt3c


Este desenho retrata a famosa história de Davi, que mesmo sendo um jovem pastor derrotou o gigante Golias tornando-se posteriormente o mais importante Rei dos Hebreus.

http://www.youtube.com/watch?v=TpFXB4u6XbE

Imagens e Vídeos sobre a Guerra Fria.



Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa estava destruída, situação que se repetia também em partes da Ásia e África.

 

Do conflito saíram dois grandes vencedores, a URSS e USA. Na fotografia vemos soldados  com a bandeira soviética em Berlim, após a conquista da cidade.

 
Norte americanos hasteiam sua bandeira em Iwo Jima.

 
Sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.

 
Símbolo da OTAN, juntamente com as bandeiras dos países participantes.

 A "cortina de ferro" dividia a Europa em duas áreas, a Ocidental, sob o predomínio norte-americanos, e Oriental, sob a influência dos soviéticos.

 
 Após o conflito, a Alemanha foi dividida em zonas de ocupação da França, Inglaterra, USA e URSS. O mesmo ocorreu com Berlim, mesmo que esta cidade se localiza-se no interior do território ocupado pelos soviéticos.

 
Entre 1961 e 1989 Berlim esteve dividida  pelo Muro de Berlim. Durante estes 28 anos Berlim pode ser considerada o exemplo maior do mundo bipolar.

 
Com o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, os USA haviam desafiado os seus futuros concorrentes a URSS a iniciar o que chamamos de corrida armamentista. Neste processo tem destaque os estudos relacionados as armas nucleares. Na foto, a Tsar Bomba, a mais potente arma nuclear já detonada.
 http://www.youtube.com/watch?v=R5_9Gi7w19Y


 
O medo causado por um possível ataque nuclear soviético, estimulava os norte- americanos a construírem abrigos antinucleares.



Durante a Guerra Fria, o acesso às informações secretas era essencial e, por isso, tanto os EUA como a URSS matinham serviços de inteligência. Na foto o ator Sean Connery, interpretando o agente James Bond, também conhecido como 007.

 

Durante a Guerra Fria, os EUA e URSS também investiram no desenvolvimento de tecnologia espacial.


Na foto, a cadela Laika, o primeiro ser vivo a orbitar o planeta terra, abordo da nave soviética Sputnik II.


Na imagem, a nave Vostok I, que levou o primeiro homem ao espaço, o soviético Yuri Gagarin.
 

Apollo 11, a missão que levou os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin até a lua, em dos mais importantes momentos da história humana.




O astronauta Edwin Aldrin na lua, junto a bandeira norte- americana.
 http://www.youtube.com/watch?v=5dfmNroYvZ0&feature=related


 


O revolucionário Che Guevara, um dos símbolos da rebeldia e dos ideais socialistas.

 
A Revolução Cubana foi liderada por Fidel Castro, Raul Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Esta revolução teve grande importância pois representou a implantação de um sistema socialista no continente americano, uma área de influência direta norte- americana.


Os helicopteros foram amplamente utilizados durante a Guerra do Vietnã, tornando-se uma verdadeira cavalaria aérea.

No Vietnã, as condições naturais foram um obstáculo a mais para os norte- americanos.

Um helicóptero Bell UH-1D pulverizando vegetação com o agente laranja, um herbicida que causou grande impacto sobre a cobertura vegetal do Vietnã, causando também uma série de problemas de saúde na população, camo cânceres, doenças de pele e nascimento de crianças com má- formações.


 
Um dos  símbolos da Guerra do Vietnã. A foto da menina queimada, fugindo nua após seu vilarejo ser devastado pelos americanos.
  

Um borbardeiro norte- americano atacando as cidades do norte do Vietnã em 1972.
 
A Guerra do Vietnã marcou a segunda metade do séc. XX, sendo representada constantemente no cinema, em filmes muito conhecidos como Platoon e Apocalypse Now, além disso também está presente nos games, como no jogo Call of Duty Black Ops.


Soldado norte- americano com a frase emblemática em seu capacete " Guerra é um inferno".

Através da pop- art, artistas como Andy Warhol protestaram contra o consumismo.

Nos EUA, o movimento negro lutava pela igualdade civil entre brancos e negros e pelo fim da discriminação racial no país.
 
Um dos principais e mais conhecidos movimentos de contestação a sociedade capitalista e ocidental foi o movimento hippie, que através de mainifestações pacíficas reinvidicavam a paz e o amor.

 
http://www.youtube.com/watch?v=bBW8g64Vzf8&feature=fvwrel

A música Imagine é considerada um dos maiores hinos de paz de todos os tempos, no entanto, ela questiona os valores religiosos, políticos, econômicos e comportamentais do mundo ocidental, com idéias que podem inclusive ser relacionadas ao comunismo, fato que gerava preocupação do governo norte- americano para com o ex Beatle John Lennon.



 
O som cru e e dançante do Rock n' Roll expressava o sentimento de crítica e insatisfação com a sociedade.


O Comite de Segurança do Estado, também conhecido como KGB, era uma organização de serviços secretos da URSS. Na foto O presidente norte- americano Ronald Reagan visita a URSS, no entanto, é vigiado por um agente da KGB, o atual presidente russo Vladimir Putin.

Em 1989, o símbolo da divisão ideológica entre capitalistas e socialistas- o muro de Berlim- foi derrubado. A queda do Muro de Berlim acelerou o fim do regime socialista em vários países do Leste europeu. Essa fotografia retrata alemães orientais derrubando o muro em novembro de 1989.

 http://www.youtube.com/watch?v=LE5W8vQt3yA
http://www.youtube.com/watch?v=PZHx4unEvzU


As Missões Jesuíticas.

 
Fugindo dos bandeirantes, os jesuítas espanhóis da área do Guairá,fugiram para as terras do atual Rio Grande do Sul.

 
Imagem do padre paraguaio Roque Gonzalez, responsável por fundar a missão de São Nicolau de Piratini, a primeira em nosso estado. O jesuíta que fundou as primeiras missões no Rio Grande do Sul foi morto por índios que ele tentava catequizar e virou santo. 


Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, cujas ruínas fazem parte dos Sete Povos das Missões, sendo inclusive considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 
Sino utilizado pelos habitantes da missão, que no entanto é citado na lenda do M' Boiguaçu.


 M’BOIGUAÇU - A lenda da cobra grande - surgiu com o término das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul. Atravessou o tempo na boca do povo dizendo que na guerra contra os invasores, os índios, comandados por um grande guerreiro Sepé Tiaraju, lutaram bravamente mas acabaram sendo vencidos. A maior parte deles foi dizimada ou feita prisioneira. Na Missão de São Miguel apenas os velhos, mulheres e crianças, que tão logo tivessem alguma serventia eram levados por estrangeiros como escravos. Por conseqüência, o mato foi crescendo e avançando, invadindo a Missão. Com o mato veio a cobra grande, que subiu as escadas da torre e se alojou na torre da igreja. Quando sentia fome, enroscada nas cordas que pendiam do alto, atirava-se a badalar...badalar. Até que uma noite, uma das índias, atentou para o mistério, era decerto a Cobra Grande com fome. E esta índia que de tanto sofrer enlouquecera, pegou seu filho nos braços e lá subiu para a torre de onde o sino chamava, e então tudo se calou. Assim neste ritual de sinos, choro e silêncio, alimentada a cobra foi inchando...inchando e acabou por explodir, levando com ela o resto da tribo. Diz a lenda, que as manchas escuras que se percebem na frente das ruínas de São Miguel,até hoje, são a gordura da cobra que escorreu pelas paredes do templo.

 




A Cruz Missioneira, um dos símbolos das missões.

Planta de uma redução, contendo casas coletivas, praça e igreja.


Nossa Senhora da Conceição, século XVIII, importante exemplar da Arte Missioneira pertencente ao acervo do Museu Júlio de Castilhos.

São Francisco Xavier, importante exemplo de estatuária missioneira, hoje no Museu Júlio de Castilhos.


Inicialmente, os jesuítas eram contrários ao uso da erva-mate, um costume de origem indígena, no entanto, posteriormente vieram a adotar o seu uso em larga escala.


Estátua de Sepé Tiaraju em Santo Ângelo, com a sua famosa frase " Esta terra tem dono".


Análise de imagens sobre o fortalecimento do comércio e das cidades durante a Baixa Idade Média.


Imagem I.


Imagem II.


Imagem III.


Imagem IV.


Imagem V.


A Revolta Farroupilha.



A Revolta Farroupilha, também conhecida como Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos foi a maior revolta ocorrida no Brasil, tendo durado dez anos ( 20/9/1835 _ 01/3/1845). Nesta revolta, os gaúchos se rebelaram, fundaram uma República e acabaram por escrever um dos fatos mais importantes da história do nosso estado.


O grupo que liderou esta revolta foi a elite rural rio- grandense, que na época encontrava-se insatisfeita com a política do Império, principalmente com os aspectos econômicos. O que causava maior indignação, era o fato do governo manter altos impostos sobre o charque rio-grandense, e reduzir as taxas sobre o charque importado do Uruguai, fato que prejudicava a venda do produto rio- grandense para o centro do país. Além disso, o governo aumentou as taxas de importação do sal, um produto fundamental para os charqueadores. Na foto, uma charqueada.

Insatisfeitos, os rebeldes farroupilhas tomaram a capital Porto Alegre na madrugada de 20 de Setembro de 1835, iniciando assim o movimento, que mais tarde separaria o Rio Grande do Sul do restante do Império. Na imagem, imperiais e farroupilhas em batalha na Ponte da Azenha.


Na imagem acima, Bento Gonçalves da Silva, o principal líder da revolta. Antes do conflito, era estancieiro e militar de grande respeito no Império, sendo inclusive um dos comandantes da fronteira Sul do Império.

Na foto acima, um dos mais respeitados chefes farroupilhas, Antônio de Souza Netto. Na Batalha do Seival, sob o comando de Netto, os farroupilhas obtêm uma de suas maiores vitórias. Dois dias depois, ainda em meio ao entusismo, Netto proclamou a República Rio- Grandense.

Trecho do texto lido por Netto frente aos seus soldados, proclamando a República Rio Grandense.
"
Camaradas! Nós que compomos a 1ª Brigada do Exército Liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um estado livre e independente, com o título de República Rio-grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: viva a República Rio-grandense! Viva a independência! Viva o exército republicano rio-grandense! "
Campo dos Menezes, 11 de setembro de 1836 – Antônio de Sousa Neto, coronel-comandante da 1ª brigada.
Após recber a notícia da proclamação da república, B. Gonçalves retira-se das proximidades de Porto Alegre, e se dirige para a Campanha, no entanto, ao tentar cruzar o Rio Jacuí, é atacado na ilha do Fanfa, sofrendo uma terrível derrota, sendo inclusive preso pelas tropas imperiais.


Após ser preso na Batalha do Fanfa, B. Gonçalves ficou preso na Fortaleza do Laje no Rio de Janeiro, posteriormente foi transferido para o Forte do Mar, na Bahia, de onde conseguiu fugir, retornando ao Rio Grande do Sul.


Lenço com o escudo da República Rio- Grandense, numa versão de 1870.


As revoltas na Europa que fracassaram empurraram para a América exilados que se juntariam a revolta. Na imagem, o corsário Giuseppe Garibaldi, que se uniu aos farroupilhas na luta contra o Império.

Desde o início da revolta, os imperiais dominavam o único porto rio- grandense, situado em Rio Grande. Inicialmente os farroupilhas vendiam os seus produtos, e recebiam armamentos pelo Porto de Montevidéu, no entanto ao serem proibidos pelos uruguaios de utilizarem este porto, os farroupilhas resolveram conquistar a cidade portuária de Laguna, em Santa Catarina.

Como não era possível chegar ao mar pela Laguna dos Patos, dominada pelos imperiais, Garibaldi transportou os barcos Seival e Farroupilha por terra, até Tramandaí, partindo de lá para Laguna.

Após conquistar Laguna, Garibaldi conquistou também a jovem Anita (Garibaldi), casando-se com ela posteriormente.
Após conquistar Laguna, os farroupilhas criaram a República Juliana no território catarinense, que no entanto teve curta duração. Na foto, a sede da República Juliana.


Na imagem, Luís Alves de Lima e Silva, o barão, e futuro Duque de Caxias. Foi nomeado pelo Império como presidente da província, vencendo várias batalhas, e liderando as negociações que acabariam com o conflito.
Intrigas e divisões internas culminaram com o duelo de Bento Gonçalves com Onofre Pires.


Em 1844, B. Gonçalves assumiu as negociações de paz, mas não entendendo-se com Caxias, acabou se afastando do movimento revoltoso, que passou a contar com a liderança de Davi Canabarro.


A Batalha Porongos foi o episódio mais polêmico de toda a revolta. Davi Canabarro havia desarmado os negros de seu exército por medida de segurança, ou por questões políticas? De qualquer forma, por volta de 100 negros desarmados foram mortos,  na madrugada de 14 de novembro de 1844.

Com a decadência da revolta, os farroupilhas, liderados por Davi Canabarro aceitam as condições impostas por Caxias, e acabam com o movimento revoltoso, havendo finalmente paz entre as duas partes.



Após a revolta,  aparentemente pouca coisa mudou no Rio Grande do Sul, já que a província permaneceu incorporada ao Império, não havendo grandes mudanças econômicas, prevalecendo a mesma elite rural, e infelizmente mantendo-se a escravidão. No entanto, a revolta foi um dos principais eventos de nossa história, ajudando a construir a cultura do gaúcho.

Confira no site abaixo, os símbolos de nosso estado, alguns deles tem ligação direta com a Revolta Farroupilha.

 http://www.fegaucha.com.br/simbolos.htm

Análise dos Murais de Bonampak.





Imagens sobre os astecas.
 

 



Huitzilopochtl

Quetzalcoatl e
Tezcatlipoca
Tlaloc


 




Tlatelolco